O projeto

Bom dia! Boa tarde! Ou será uma boa noite?

Eu sou o Marcelo Del Rio, diretor artístico do projeto "Rei da Cocada Preta - VAI 2021" e vou passar algumas informações sobre o que vai rolar por aqui.


Vamos filmar e transmitir o espetáculo "Rei da Cocada Preta", onde apresentamos músicas, poesias, performances teatrais e recursos audiovisuais, que retratam a vida e a obra do compositor Itamar Assumpção (1949-2003).


O roteiro do show traz a discografia e biografia de Itamar, mostrando a trajetória do artista no cenário cultural brasileiro, sua vida simples no bairro da Penha e sua passagem por países como a Alemanha no final dos anos 80.


A filmagem do espetáculo vai acontecer em breve.


As cenas serão editadas e após a edição, a transmissão será feita em diferentes plataformas digitais, nas páginas de equipamentos culturais municipais das quatro regiões periféricas da cidade de São Paulo.


Apresentaremos, também, entrevistas com professores e artistas sobre arte independente e realização pessoal.


Acompanhe nossas publicações em 2022!


Saiba mais sobre o show "Rei da Cocada Preta"


- A ideia do projeto surgiu em 2014, criada pelo artista independente Marcelo Del Rio, que teve sua carreira como músico e compositor iniciada no final dos anos 90, influenciado por Itamar, com quem trabalhou até sua morte.


- Marcelo e seu filho, Pedro Del Rio, que é produtor musical, músico e baterista do show, reuniram jovens músicos da Penha, a quem apresentaram a obra de Itamar. Com o interesse desses jovens, surgiu o grupo “Os Empenhados”, que acompanha Marcelo no espetáculo e está envolvido no processo de desenvolvimento da linguagem musical apresentada.


- O show de estreia, em 2015, contou com as participações de Rubi Assumpção, neta de Itamar, do DJ Marcianno e de Elke Maravilha, que fechou o espetáculo com reflexões sobre a vida e a morte de seu amigo Itamar.


- Desde a formação dos Empenhados, o show “Rei da Cocada Preta” tem sido apresentado em teatros, escolas e espaços culturais da cidade de São Paulo. 


- Mais de 2000 alunos do Ensino Médio da zona leste da cidade de São Paulo assistiram ao show.


- Nos anos de 2017 e 2018, realizamos pesquisas com jovens entre 14 e 18 anos durante as apresentações nas escolas. Resultado esperado: 91% dos entrevistados não conheciam Itamar Assumpção e 65% não sabiam o que era arte independente.


- Em 2017, Os Empenhados lançaram o clipe : "A Senha é Venha que eu sou da Penha", música já apresentada no show,  com mais de 11 mil visualizações no Facebook.


- No repertório do espetáculo há músicas de Itamar Assumpção cantadas em alemão, que fazem parte do primeiro EP dos Empenhados, lançado em 2020, "In Deutscher Sprache - Wer hätte das gedacht?".




Fotos do show na estreia - Lilian Alves



Nenhum comentário:

Postar um comentário