sábado, 13 de agosto de 2022

REI DA COCADA PRETA visita AFRO BRASILEIRO PURO

Domingo passado.

7 de agosto de 2022.


Garoa na cidade de São Paulo.


No início da tarde, uma caravana formada por Marcelo Del Rio, uns Empenhados e integrantes da equipe REI DA COCADA PRETA, sai do bairro da Penha em direção ao Centro Cultural São Paulo.


Chegando lá, depois de desviar de centenas de jovens que ensaiavam passos de K-Pop, o grupo segue para o piso Flávio de Carvalho, onde está acontecendo a exposição chamada AFRO BRASILEIRO PURO, que apresenta informações, fotos, discos, orquídeas, figurinos e objetos do compositor brasileiro Itamar Assumpção.


Acho que você sabe quem foi Itamar Assumpção.


Mas pra quem não sabe... *


Compareça à exposição AFRO BRASILEIRO PURO, que vai até o dia 4 de setembro, e visite o Mu.Ita (Museu Itamar Assumpção) na Internet : www.itamarassumpcao.com


Veja as fotos da nossa visita:



@empenhados

@itamarassumpcao_

@programavai

@centroculturalsp


* Texto do show REI DA COCADA PRETA:


“ Itamar Assumpção foi um cantor e compositor brasileiro que nasceu no ano de 1949, no dia 13 de setembro, na cidade de Tietê. Tietê é uma cidade brasileira que fica em São Paulo, no interior do estado, a algumas horas da capital e mais próxima de Porto Feliz. A família do Itamar trabalhava nessa cidade, onde haviam outros descendentes de escravos, que levaram sua cultura praquele lugar. E em Tietê que o pequeno Itamar foi criado por seus avós, porque os pais dele foram trabalhar no sul do país. Sua avó era zeladora no Grupo Escolar e o Itamar passava o dia com ela, aprendendo o bê-á-bá. Seu avô era músico, tocava na banda da cidade; e além dos batuques de Tietê, o menino ficava ouvindo aqueles sons dos ensaios quando ia dormir. Assim Itamar foi crescendo e quando sua avó morreu, ele foi morar com os pais, trocando Tietê por Arapongas,  trocando São Paulo pelo Paraná. No Paraná, em Arapongas e Londrina, o Itamar, que era um garoto irrequieto, passou uma adolescência agitada... E na hora de escolher uma profissão, ficou perdido. Não sabia se queria ser ator, jogador de futebol, músico... e pra complicar, ele conheceu o Arrigo Barnabé, a Zena, com quem casou-se anos depois. Enfim... era um cara cheio de dúvidas. O pai do Itamar, que era pai de santo e filho de Zé Pelintra, aconselhou: "Meu filho, seu caminho é a música." E ele confiou, comprou um violão, e saiu tocando e criando músicas pela cidade, agradando a todos. Certa vez, o Itamar estava num ponto de ônibus, com seu inseparável violão, e um gravador emprestado de um amigo,.. Quando chegou a polícia. E a coisa ficou preta pro Itamar. Ele ficou preso 5 dias porque não tinha a nota fiscal do gravador. Esse fato, porém, foi importante na vida do Itamar. Ele decidiu: - Quando eu sair daqui, eu vou pra São Paulo... Eu quero ser artista.” 


Nenhum comentário:

Postar um comentário